openSUSE é um sistema operacional baseado no Linux, desenvolvida pela comunidade openSUSE de forma gratuita.

Após adquirir o SUSE Linux em janeiro de 2004, a Novell, uma empresa norte-americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware), após o sucesso lançou o SUSE Linux Professional como um projeto 100% código livre, envolvendo a comunidade no processo de desenvolvimento.

A versão inicial foi uma versão de teste do SUSE Linux 10.0. A sua versão estável corrente é o openSUSE 12.2

openSUSE é dirigido pela comunidade openSUSE Project e patrocinada pela Novell, para desenvolver e manter os componentes do SUSE Linux distribuições.

Depois da aquisição do SUSE Linux, a Novell decidiu fazer da comunidade uma importante parte do processo de desenvolvimento.
Além da distribuição, o Projeto openSUSE prove um portal web para o envolvimento da comunidade. A comunidade colabora com o openSUSE em desenvolvimento com representantes da Novell contribuindo com códigos através do openSUSE Build Service, escrevendo documentação, desenhando artes graficas, criando discussões abertas em mailing lists e canais Internet Relay Chats (irc), assim como aprimorando o openSUSE através de wikis.

Como a maioria das distribuições Linux, o openSUSE inclui ambas Ambiente gráfico (padrão) e um poderoso Interpretador de comandos (opcional). Durante instalação, o usuário pode escolher dentre vários Ambiente gráficos e com focos diferentes: KDE (padrão), GNOME, LXDE e Xfce.

Arquiteturas: x86 x86-64
Modelo do desenvolvimento: Software Livre
Lançado em: março de 1994 (18 anos)
Versão estável: 12.2 / 5 de setembro de 2012;
Língua natural: Multilíngue
Mercado-alvo: Consumidores, pequenas empresas, desenvolvedores
Família: GNU
Núcleo: Linux
Método de atualização: ZYpp (YaST)
Gerenciamento de pacotes: RPM
Interface: KDE, GNOME
Estado do desenvolvimento: Corrente
Website: www.opensuse.org (em inglês)
Posição no Distrowatch: 5ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês)
Origem comum: Alemanha

Deixe uma resposta