Comunidade Debian comemora seu aniversário de 18 anos

O Projeto Debian tem o prazer de marcar o 18 º aniversário de fundação anúncio Ian Murdoch. Citando a história oficial do projeto:.. “O Projeto Debian foi oficialmente fundado por Ian Murdock em 16 de agosto de 1993 Naquele tempo, todo o conceito de uma” distribuição “de Linux era novo Ian pretendia que o Debian seja uma distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e do GNU. “

Muita coisa aconteceu com o projeto e sua comunidade no passado 18 anos. Temos até ser onze lançamentos – mais recentemente Debian 6.0 “Squeeze” em fevereiro de 2011 – e uma enorme quantidade de pacotes de software livre. O atual ramo “instável” consiste de mais de 35.000 pacotes binários para a arquitetura amd64 sozinho – mais de 44GB de Software Livre / Libre! Ao longo desta história Debian tem mantido os seus objectivos de excelência técnica, responsabilidade e acima de tudo, liberdade.

É claro que não seria possível sem a forte comunidade que se desenvolveu em torno do Debian. Além de mais de mil desenvolvedores Debian e Mantenedores de todo o mundo, existem em excesso de 11 mil contas registradas para a plataforma de colaboração Alioth, e que nem sequer incluem todas aquelas pessoas que contribuem com traduções ou relatórios de bugs (e às vezes os patches para eles ) e todos aqueles usuários ajudar os outros através de nossas listas de discussão, fóruns e canais de IRC.

Como um projeto, que também gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos nossos usuários e contribuintes, e, claro, também os nossos desenvolvedores upstream. Todos eles ajudam a tornar o Debian uma grande experiência e um grande projeto!

Do outro lado do mundo de hoje, desenvolvedores Debian, mantenedores, contribuintes e usuários celebrar o nosso aniversário com pequenas conferências, com festas virtuais, e mesmo com partidos na vida real. Esta celebração é organizada pela comunidade, e não é tarde demais para começar uma festa em sua própria cidade!

Os usuários também podem usar a plataforma web em http://thank-you.debian.net para expressar sua gratidão, e compartilhar fotos de suas festas de aniversário próprio Debian. Se você postar no Twitter ou Identi.ca por favor use o hashtag # thxdebian.

O Projeto Debian continua a acolher as contribuições de todas as formas, de todos, incentivando as pessoas a fazer o download, usar, modificar e distribuir o seu código fonte na esperança de que ele é útil.

Fonte: http://www.debian.org/News/2011/20110816

Deixe uma resposta