Fedora 17 Lançado

Nesta terça-feira, dia 29 de maio, foi lançado o Fedora 17. A nova versão da distribuição trás novidades tanto para usuários domésticos, quanto para desenvolvedores e administradores de sistema.

No campo do desktop, o Fedora 17 introduz o suporte a perfis de cores na impressão por meio do colord, aumentado a fidelidade da colorização do material impresso. A maior novidade nesse quesito, entretanto, é a possibilidade de executar o GNOME Shell sem um placa com aceleração gráfica. Isso permite que muitos usuários, que não tinham acesso a todos os recursos do GNOME 3, agora possam utilizá-lo por completo.

Os desenvolvedores contarão com uma série de grandes atualizações como o Java 7, Haskell Platform 2011.4 e PHP 5.4, além da IDE Eclipse Juno. Houve uma recompilação em massa dos pacotes da distribuição utlizando o GCC 4.7, também disponível no Fedora 17.

Para a administração do sistema e redes, a nova versão inclui suporte a VLAN e IP sobre Infiniband no NetworkManager e fornece um middleware para computação de alta performance chamado DIET. Houve também uma alteração importante na estrutura de diretórios, com a mudança dos binários e bibliotecas de sistema para o diretório /usr, criando assim uma separação mais clara entre o sistema operacional e recursos específicos de cada computador.

Clique aqui para baixar o Fedora 17.

Para conhecer mais recursos do Fedora 17 visite a wiki do Projeto Fedora.

Deixe uma resposta