Lançado CentOS 6.0

Embora com um grande atraso, chegou o CentOS 6. Essa distro é famosa em servidores, já que fornece praticamente toda a estrutura do Red Hat Enterprise Linux sem o modelo comercial dele, sendo uma recompilação livre dos pacotes divulgados pela Red Hat (ou não tão livre assim :P).

O Red Hat 6 foi lançado em novembro do ano passado, e o 6.1 em maio deste. Dadas asdificuldades normais em acompanhar e lançar uma versão comunitária rápida, o CentOS 6chegou só agora – 8 meses depois.

Como o RHEL 6.1 já foi lançado, o pessoal do CentOS fornecerá atualizações dos pacotes dele para o CentOS 6 numa espécie de “atualização contínua”, até que venha o CentOS 6.1.

As notas de versão trazem os detalhes. Em geral as informações do RHEL se aplicam ao CentOS também. Sendo uma distro voltada a servidores naturalmente os recursos são bastante técnicos, então não espere melhorias bonitinhas em programas gráficos. As opções de download estão no http://www.centos.org/.

Pessoas familiarizadas com o sistema até podem usá-lo num desktop, mesmo sabendo que esse não é o foco do projeto. Há uma entrevista do ano passado com um desenvolvedor dele aqui (traduzida), para quem acompanha ou usa o CentOS, vale a pena ler 🙂

Deixe uma resposta