Novo Raspbian traz nova interface PIXEL e navegador Chromium

A LXDE, interface padrão do Raspbian, vem sofrendo diversas alterações desde o lançamento do Raspberry Pi, conseguindo sua própria identidade para a distribuição.

Segundo Simon Long que vem ao longo dos anos realizando essas alterações, elas chegaram cada vez mais no seu conceito original de desktop para o Raspberry Pi. As alterações foram tantas que eles decidiram dar um novo nome para a interface desktop: PIXEL.

O nome PIXEL também tem relação com a placa, vindo de Pi e Xwindows. A sigla inteira significa Pi Improved Xwindows Environment Lightweight.

Uma das novas alterações visuais que já trazem nesse nome é o splash screen no boot (que ilustra a capa desse post), que inclui também a versão do Raspbian. Foi informado que esse splash foi testado e não impactará no tempo de boot.

Houve a inclusão de 16 imagens para papel de parede cedidas por um dos desenvolvedores da fundação e que também é fotógrafo: Greg Annandale. Há a inclusão também dos dados no EXIF das fotos que informam onde elas foram tiradas. No exemplo abaixo há uma delas e a comparação do desktop com a versão anterior. Elas podem ser alteradas clicando com o botão direito do mouse no desktop e em Desktop Preferences.

Interface Antiga
Interface Antiga

Interface Nova
Interface Nova

Houve uma alteração de diversos ícones na barra de tarefas, menu e gerenciador de arquivos. Os responsáveis foram Sam Alder e Alex Carter. Os mesmos responsáveis pelos desenhos e gráficos do site da fundação. Veja a diferença abaixo do sistema antes e depois.

Interface Antiga
Interface Antiga
Interface Nova
Interface Nova

Outros ícones que foram modificados são os de aviso de baixa tensão/alta temperatura que antes eram representados por um quadrado colorido e outro amarelo/laranja. Agora há dois símbolos, um relâmpago para a tensão baixa e um termômetro para alta temperatura. Muito mais amigáveis. Lembrando que eles são gerados direto pelo firmware (que também foi atualizado).

img_20160928_171109

img_20160928_172036

O design da janela também foi modificado, abaixo é possível verificar a diferença tanto da janela como dos ícones do gerenciador de arquivos.

Interface Antiga
Interface Antiga
Interface Nova
Interface Nova

Ícones de Bluetooth e Wi-Fi agora tem a opção para desativar cada dispositivo. Essa opção funciona nos dispositivos nativos do Raspberry Pi 3 e também na maioria dos externos via USB.

desknovo_wifi

Novos aplicativos

– A inclusão do pacote Infinality trouxe uma melhoria nas fontes do sistema.

– Inclusão do servidor e cliente do RealVNC. O servidor pode ser ativado pelo painel de configuração gráfico do Raspberry Pi

– O emulador desktop para o Sense HAT também foi incluído nessa versão como prometido.

– Alguns updates, inclusive melhorias no Scratch e Node-RED.

– Inclusão do primeiro release do navegador Chromium para Raspberry Pi, substituindo o Epiphany por padrão. O navegador Chromium incluso já tem aceleração de vídeos no Raspberry Pi. Uma extensão chamada h264ify irá forçar sempre a utilização de vídeos do Youtube no formato que o Raspberry Pi consegue utilizar a decodificação de hardware: o H264.

Como atualizar o Raspbian

Caso não queira baixar a imagem do zero, você pode atualizar o seu sistema atual (desde que não seja muito antigo) com os seguintes comandos:

$ sudo apt-get update 
$ sudo apt-get dist-upgrade 
$ sudo apt-get install -y rpi-chromium-mods 
$ sudo apt-get install -y python-sense-emu python3-sense-emu 
$ sudo apt-get install -y python-sense-emu-doc realvnc-vnc-viewer 
$ sudo apt-get install -y realvnc-vnc-server 

Após isso basta reiniciar o sistema.

Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/introducing-pixel/
Imagem do splash: https://www.raspberrypi.org/magpi/wp-content/uploads/2016/09/boot.png