Xen4CentOS: projeto colaborativo leva de volta o Xen aos servidores com CentOS

Foi anunciado o projeto Xen4CentOS, com colaboração das equipes de código aberto da Citrix, desenvolvedores do CentOS e o pessoal da GoDaddy e Rackspace. Com isso o sistema de virtualização Xen volta ao CentOS, distro bastante popular em servidores como alternativa à sua base comercial, o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Como a Red Hat priorizou o suporte ao KVM no RHEL 6 em 2010, o suporte ao Xen ficou bastante complicado. O trabalho dos grupos interessados agora permite usar o Xen no CentOS sem complicação, já que são fornecidos pacotes com os programas e patches necessários.

No momento os pacotes RPM num repositório dedicado oferecem a versão 4.2 do Xen, aliada ao kernel Linux 3.4 LTS com patches garantidos para funcionamento com o Xen por dois anos.

Por enquanto são fornecidos pacotes apenas para 64-bit, o que não é problema na maioria dos servidores.

Detalhes sobre o Xen4CentOS podem ser vistos no wiki do projeto. Entre os beneficiados estão muitas empresas de hospedagem que preferem ou dependem do Xen, já que o CentOS oferece basicamente os mesmos recursos e qualidades do RHEL sem os custos de licenciamento e suporte.

Deixe uma resposta